Passeio na Ilha do Mel

Dei uma sumida, mas estou voltando com um post bem legal sobre um lugar que eu amei e quero dividir a experiência com vocês.
Já fazia um tempo que estava ensaiando para conhecer a Ilha do Mel, um dia desses resolvemos ir de última hora, e assim fomos!
Para quem não conhece a Ilha do Mel fica na Baia de Paranaguá no Estado do Paraná.
Existem dois meios de se chegar na Ilha do Mel: pegar um barco em Paranaguá, o que leva cerca de 1h45min para chegar na Ilha. Ou pegar o barco em Pontal do Sul no município de Pontal do Paraná, o que leva cerca de 30 min para chegar na Ilha.
Escolhemos sair de Pontal. Deixamos o carro no estacionamento da pousada e o dono nos levou de van até a marina para pegar o barco. Fora da temporada tem barco a cada 1 hora e na temporada a cada meia hora.
Achei os barcos um pouco precários e fiquei com um medinho. A travessia não foi muito tranquila, pois estava ventando e o mar um pouco agitado. Da próxima vez que for, vou comprar coletes salva-vidas para as pequenas, pois achei os do barco bem mais ou menos…
Passado o perrengue da travessia, chegamos e logo já fiquei encantada com o que vi. Existem dois pontos para descer na ilha: Encantadas e Nova Brasília. Descemos em Encantadas que era onde ficava a nossa pousada.

ilha do mel 7
Trapiche onde desembarcamos na Ilha

A ilha é bem linda e tem aquela vibe mais hippie. Não tem ruas e nem calçadas. Na Ilha do Mel não entra nenhum tipo de veículo motorizado terrestre.

É a natureza como ela é, simples e exuberante ao mesmo tempo.
Ficamos na pousada Estrela do Mar. Na verdade nem tinha pesquisado muito sobre ela e foi uma agradável surpresa. Acolhedora e simpática, totalmente pé na areia.. Uma delicinha!

ilha do mel 6

Achei os quartos confortáveis, limpos e arejados. O chuveiro era quente e não tivemos nenhum problema com as acomodações.

ilha do mel 4O café da manhã era simples mas bem digno. Tinha frutas frescas, pão de queijo quentinho, frios, alguns bolos, chá, leite, café e sucos. Gostei de tudo. Temos sempre que levar em consideração que estamos em uma Ilha onde o acesso a produtos e mantimentos é mais difícil e mesmo assim achei tudo bem fresco e limpo.

ilha do mel 14

A pousada fica cercada de plantas e árvores. Ótimo pra esquecer da correria e descansar no meio de tanto verde…

ilha do mel 3

Como eu disse ficamos em Encantadas que fica na parte sul da ilha. Lá fizemos alguns passeios bem interessantes como a visita à Gruta de Encantadas. As crianças foram e foi bem tranquilo. Lá ventava bastante, a sorte foi que levei blusas na mochila. O lugar é lindo de perder o fôlego.

ilha do mel 11
Caminho para a Gruta de Encantadas

ilha do mel 9

As pequenas se divertiram nas pedras, acharam o passeio super diferente.

ilha do mel 10

Fizemos uma trilha até a Farol de Encantadas. As meninas não foram (ainda bem, pois não rola de jeito nenhum para crianças), ficaram com a minha sogra na pousada. Eu, o marido e o sogro encaramos a pequena aventura. É uma trilha bem complicadinha, fiquei me sentindo em Lost! O Farol em si não tem nada demais, mas a vista é bem legal! Valeu super!

ilha do mel 15
vista do Farol de Encantadas

Depois de um dia cansativo ficamos curtindo o pôr do sol, mais lindo ever!

ilha do mel

 

Me diz o que é esse céu? Um verdadeiro presente!

ilha do mel 12Bastante gente pratica Stand Up em Encantadas. Inclusive outras modalidades tipo Stand Up Yoga. Para os adeptos e animados fica a dica! Gente, de novo, o que é esse céu?

ilha do mel 2Mais algumas informações:

Quanto aos restaurantes em Encantadas, existem várias opções. O primeiro lugar que comemos eu nem me lembro o nome, e também não indicaria pois não gostei nem um pouco… Depois comemos em um lugar OK, chamado Restaurante Paraíso, a comida demorou muuuuito mas estava bom. Comemos uma porção de file mignon com bacon e fritas, arroz branco e peixe frito.

Os melhores restaurantes de Encantadas são o Fim da Trilha e o Orquídeas (esses ficarão para a próxima, não deu tempo de ir…) . Na pousada que ficamos tem restaurante que funciona na temporada e ouvi falar que é bom.

Não conhecemos tudo, ficamos de um dia para o outro. O ideal seria no mínimo 3 dias.

ilha-do-mel-mapa
mapa da Ilha do Mel

 

Bom, o barco da volta foi pior que o da vinda. Bem menor e mais precário. Gente, parecia que ía virar! Mas tudo bem, disseram que nunca virou… Vamos acreditar né? Pois quero voltar na Ilha do Mel com certeza!

Deixe seu comentário